10/04/2013

As Impublicáveis de Lourenço Mutarelli

Fanzine lançado em 1990, contendo a história experimental "Karaokê-Kid", as poesias matinais de "Pintagol", algumas tiras de "Champion", o garotinho autista de 25 anos, e a nanohistória "A Barata e o Lobo".

Lourenço Mutarelli nasceu em São Paulo no dia 18 de abril de 1964. Cursou a Faculdade de Belas Artes porque queria pintar quadros, mas sempre sentia a necessidade de pintar também algumas palavras. Durante três anos, trabalhou nos estúdios de Mauricio de Sousa, no começo como intercalador e depois como cenarista, onde conseguiu deixar um pouco de sua marca sombria.


 Iniciou sua produção em histórias em quadrinhos por meio dos fanzines, edições alternativas com pequenas tiragens publicadas com recursos de xerox ou pequenas impressoras, distribuídas pelo próprio autor. Seus dois títulos, Over-12 (1988) e Solúvel (1989) tiveram 500 exemplares impressos pela extinta Editora Pro-C, de Francisco Marcatti, importante nome nos quadrinhos underground na década de 80, e hoje são raridades muito bem conservadas nas mãos de seus fiéis leitores.

Publicou ainda histórias de uma página na revista Animal, publicação mensal sob a editoração de Rogério de Campos, Fabio Zimbres, Priscila Farias e Newton Foot, e em outros títulos da Editora Vidente, de Gilberto Firmino. Com Marcatti e Glauco Mattoso editou a revista Tralha, também publicada pela Vidente.  

2 comentários:

  1. Putz, o arquivo não está mais disponível. Teria como vc upá-lo de novo?
    E muito obrigado pelo site, continue o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir